segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Localização do Território Brasileiro.



observamos que o Brasil ocupa grande parte da América do Sul.

O Brasil ocupa o quinto lugar em extensão territorial com 9.372,614 km2, sendo superado respectivamente por Rússia, 17.075,400 km2; Canadá, 9.970,610 km2; China, 9.572,900 km2. São poucos os países que possuem territórios de grandes extensões, como é o caso do Brasil, que tem características continentais propiciando odesenvolvimento de uma grande variedade de paisagens, climas, relevos, além dos cinco fusos presentes no território.




A análise do mapa acima nos mostra que o Brasil possui a maior parte de suas terras no hemisfério Sul, uma pequena parte no hemisfério Norte e está totalmente no hemisfério oeste.

A maior parte de suas terras está na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio). É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas  de regiões subtropicais.
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com todos os países com exceção do Equador e do Chile. 


Localizando o nosso Brasil e Tauá no mundo.
Google Maps

Visualizando em outro formato: IBGE Paises

Clique para realizar a ATIVIDADE.

Nesta PÁGINA temos uma atividade sobre os continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário